Cuidados para sobrevoar de táxi aéreo

Cuidados para sobrevoar de táxi aéreo

Fazer um passeio aéreo, especialmente em um lugar bonito e cheio de paisagens é sensacional, não é mesmo? Mas, você sabia que existem alguns cuidados essenciais para sobrevoar de táxi aéreo?

Mesmo se tratando de um passeio extremamente seguro, é preciso tomar alguns cuidados. Mas saiba que você não precisa abandonar o sonho de voar de helicóptero e conhecer de cima, todas as belezas de uma cidade como o Rio de Janeiro! Basta estar atento a algumas medidas de precauções.

De um modo geral, não existem grandes problemas ou restrições para quem deseja realizar voo de táxi aéreo, mas há algumas dicas que irão tornar seu passeio divertido e seguro ao mesmo tempo. Continue a leitura e saiba quais!

Não coloque objetos para fora do helicóptero

Os helicópteros possuem janelas, que podem estar abertas, pois alguns passageiros gostam de tirar fotos ou filmar a paisagem com melhor qualidade, ou apenas sentir o vento no rosto. No entanto, não é permitido colocar o braço para fora ou soltar algum objeto fora da aeronave. Além do risco de perder a sua câmera ou filmadora, pode causar algum acidente.

Não vá para a parte traseira do helicóptero

A parte traseira do helicóptero é onde fica localizada uma grande hélice, chamada de rotor de cauda, que pode ser acessada pelo lado de fora da aeronave. Os passageiros não devem ter acesso à essa área e também não devem tentar alcançar as hélices. Os riscos de acidentes graves ao tentar acessá-los são enormes.  

Não mexa nos controles do helicóptero

Caso você esteja fazendo o passeio ao lado do piloto, não deve, de forma alguma, mexer nos controles do helicóptero. O risco de acidente é grande e apenas o piloto pode manusear os controles.

Evite ingerir alimentos pesadas antes do passeio de táxi aéreo

Durante o voo, é comum que as aeronaves balancem, sendo assim, algumas pessoas podem sentir enjoos. Dependendo do clima do dia e do vento, o helicóptero pode balançar ainda mais. Por isso, o ideal é evitar consumir alimentos muito pesados ou exagerar na refeição antes do passeio.

Não esqueça o protetor solar

Não pense que dentro do helicóptero você não está sujeito aos raios solares. Se você estiver sobrevoando no Rio de Janeiro, por exemplo, lembre-se de que é uma das cidades mais quentes do país.

Use óculos escuros

Usar óculos escuros durante o passeio de táxi aéreo protege seus olhos e ainda permite que você consiga apreciar melhor a paisagem. O sol e o vento, no caso da janela estar aberta, podem atrapalhar a visão.

Aeronaves

É possível consultar e verificar sobre a regularidade documental do avião ou helicóptero para operar. Antes do voo, o contratante também pode checar se a aeronave traz a expressão “táxi aéreo” impressa externamente e na fuselagem, na porta de entrada de passageiros. Essa inscrição, horizontal ou vertical, deve estar bem visível, como consta no Regulamento Brasileiro de Aviação Civil (RBAC) nº 45.

Para que um avião ou helicóptero opere como táxi aéreo, é necessário passar por um processo de certificação na agência pelo qual se verifica se a aeronave tem o nível de segurança necessário para o transporte de passageiros. Ela precisa passar por vistoria para verificar o cumprimento de medidas técnicas e de manutenção que garantam o nível de segurança do equipamento.

Atenção na escolha da empresa

Um fator que conta muito para a segurança durante o voo, é escolher uma empresa de confiança, com experiência no mercado. Cheque se a empresa está autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para prestar esse serviço. Para verificar essa informação, basta consultar o sistema antes de contratar o serviço.

Para serem certificadas, as empresas passam por um processo rigoroso de vigilância da Anac para garantir um alto nível de segurança.

Vale destacar que outras empresas, como operadoras de turismo e até administradoras de aplicativos, que não fazem táxi aéreo, podem comercializar voos, ​desde que utilizem como prestadores do serviço uma empresa autorizada pela Anac. Nesses casos, devem informar ao usuário do transporte os dados da prestadora do serviço e a matrícula da aeronave que executará o transporte.

A Ultra-Planna trabalha com aeronaves modernas, pilotos experientes e presta um serviço personalizado, para que todos os passageiros se sintam bem e seguros, podendo desfrutar o passeio da melhor forma possível.

Agora que você já sabe quais cuidados deve ter para sobrevoar de táxi aéreo, e sabe que, tomando as devidas precauções, o passeio é muito seguro e divertido, não tem mais por que ter medo de voar!

Saiba mais sobre nossos serviços e, para obter mais informações, acesse nossa página principal ou entre em contato.