O Rio de Janeiro de cima como você nunca viu

O Rio de Janeiro de cima como você nunca viu

A cidade maravilhosa é bonita de todos os ângulos, mas ver o Rio de Janeiro de cima com certeza é uma das experiências mais incríveis que se pode ter. A vista, lá do alto, faz você imaginar que a cidade foi toda desenhada, de tão linda!

Paisagens exuberantes, praias paradisíacas e monumentos não faltam na cidade, o que a torna uma das mais procuradas no mundo pelos turistas. Se andar pelo Rio já é um atrativo e tanto, visto do alto é mais incrível ainda. E você pode fazer isso tanto com um voo panorâmico, como conhecendo alguns mirantes.

Mas, são tantas opções, que preparamos esse artigo com as melhores atrações do Rio de Janeiro de cima. Continue a leitura!

Melhores atrações no Rio de Janeiro de cima

Para aproveitar a vista do Rio de Janeiro de cima da melhor forma, confira essas dicas de atrações que preparamos pra você:

Corcovado

Essa é uma das atrações obrigatórias para quem chega na cidade. É lá que fica o Cristo Redentor, cartão-postal do Rio e até do Brasil. A vista lá de cima é espetacular desde o Maracanã, passando pela Ponte Rio-Niterói, até a Lagoa Rodrigo de Freitas.

Já pensou em sobrevoar o Rio e ver o Cristo lá de cima? A experiência é incrível!

É lá que fica o Cristo Redentor, cartão-postal do Rio e até do Brasil.

Pão de Açúcar 

O Pão de Açúcar não é tão alto quanto o Corcovado, mas revela outro ângulo da cidade maravilhosa. É dele que é possível apreciar as praias da Zona Sul, como Botafogo, Copacabana e Flamengo.

Mirante Dona Marta

Nem todo mundo que visita o Rio sabe da existência do Mirante Dona Marta, que oferece uma vista ampla da cidade e do Cristo Redentor. O local tem entrada gratuita e é, sem dúvidas, um dos passeios mais bonitos da cidade, além disso, o acesso ao mirante é muito fácil, pois não precisa trilha para chegar lá.

Morro Dois Irmãos

Esse morro faz parte do cenário da Praia de Ipanema. Mas, além de apreciá-lo enquanto curte um banho de mar, é possível fazer uma trilha até o alto do Morro Dois Irmãos. Algumas empresas oferecem o passeio guiado e a vista é realmente de tirar o fôlego.

Esse é outro monumento imperdível de ser visto de cima, em um passeio de helicóptero.

Parque Penhasco Dois Irmãos

O nome pode até parecer assustador, mas o acesso é bem mais tranquilo do que o do Mirante Dois Irmãos, isso porque os carros chegam lá e o primeiro dos quatro mirantes está ao lado da portaria com vista para o Leblon e a Lagoa Rodrigo de Freitas. 

O parque fica localizado no fim da íngreme Rua Aperana, no Leblon, e possui quadras esportivas, playground e até uma escultura de Oscar Niemeyer. Para chegar aos outros mirantes, basta subir por uma trilha de paralelepípedo. No meio do caminho, você pode cruzar por micos, cobras e lagartos.

Pedra da Gávea e Pedra Bonita

Esses monumentos podem ser vistos de diversas regiões do Rio. É possível fazer algumas trilhas que levam até a panorâmica da Pedra da Gávea. Lá do alto, é possível ver São Conrado e muitas outras regiões. Próximo dali, fica a Pedra Bonita, conhecida por ser ponto de partida dos voos de asa delta e paraglider.

Vista Chinesa

Essa é outra ótima opção de local para apreciar uma vista exuberante. Próxima ao Jardim Botânico, a Vista Chinesa é um mirante integrado à natureza. De lá é possível admirar a lagoa, o Cristo e outras paisagens da Zona Sul.

Parque das Ruínas

O Parque das Ruínas é uma antiga construção que já foi um local de encontro de artistas durante a Belle Époque carioca, no início do século 20. Atualmente funciona como um centro cultural, mas as pessoas costumam frequentar para curtir a vista 360º com a Baía de Guanabara e o centro, em especial o Aqueduto da Lapa e a Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Pedra do Arpoador

Ela pode até ficar atrás das outras opções da lista no quesito altura. Mas não há como negar que a Pedra do Arpoador é uma atração muito querida dos cariocas e dos turistas, com a vista clássica da orla de Ipanema e Leblon, tendo a Favela do Vidigal incrustada no Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea ao fundo.

Esse pico atrai um grande movimento de pessoas, desde cedinho até o pôr do sol, que andam ou sentam no extenso bloco de pedra, deixando um pouquinho do tempo passar enquanto curtem o relaxante visual.

E, mesmo não sendo um local tão alto, uma ideia é sobrevoar os arredores e curtir a vista e o pôr do sol mais famoso do Rio de Janeiro de cima.

Pedra do Telégrafo

Esse é outro ponto bem famoso da cidade. A Pedra do Telégrafo fica na Barra de Guaratiba, a 50 quilômetros do Centro. Alcançar o seu cume requer um pouco de esforço físico, mas nada que o assuste. A trilha de 480 metros é uma  subida constante. Apesar de não haver muita sinalização, basta perguntar para qualquer morador o ponto de início. 

Como a trilha é muito procurada, guias não são necessários. A vista do Rio de Janeiro de cima do seu ponto mais alto compreende destinos menos usuais, como as praias de Grumari, do Recreio dos Bandeirantes e a Restinga da Marambaia.

Mirante do Pasmado

Com exceção dos cariocas, pouca gente conhece o Mirante do Pasmado. Ele fica localizado no Parque Yitzhak Rabin, em Botafogo. Com acesso de carro pela Rua General Severiano, o mirante não é muito alto e a vegetação atrapalha um pouco a vista. Mas tem um amplo estacionamento, quiosques e até playground. 

De lá, é possível admirar a Baía de Guanabara com a orla de Botafogo, o Pão de Açúcar e o Corcovado.

Forte do Leme

O Forte do Leme fica no fim da praia do Leme. Para acessar o local é necessário subir uma ladeira de paralelepípedos que tem uma vista bonita em alguns trechos e é cercada por mata e miquinhos que passam a todo instante.

Chegando no topo do Forte você tem uma linda vista para o Pão de Açúcar, o Cristo e a Praia do Leme e Copacabana. E do outro lado o Pão de Açúcar. A entrada custa R$ 4 por pessoa (terça-feira a entrada é gratuita).

Parque da Cidade (Niterói)

Você pode estar se perguntando o que fazer em Niterói, se estamos falando das belezas do Rio de Janeiro de cima. Saiba que no Parque da Cidade, em Niterói, você tem uma das vistas mais bonitas do Rio. 

Corcovado, Pão de Açúcar, Pedra da Gávea, Morro Dois Irmãos, Morro da Babilônia, Baía de Guanabara: todos esses pontos e mais as praias e lagoas niteroienses podem ser admirados do mirante, que fica a 270 metros sobre o mar.

Mas fique atento, pois são poucas vagas para estacionar lá em cima e muita gente tem que parar o carro pelo caminho e vencer uma subidinha. Mas o visual, que possui até rampa de voo livre, compensa qualquer sacrifício.

Parque Municipal da Catacumba

O Parque da Catacumba fica localizado bem em frente a Lagoa Rodrigo de Freitas, que tem uma vista linda e é uma boa dica de passeio também. Para chegar no mirante é necessário fazer uma pequena trilha bem sinalizada e tranquila que leva para o mirante do Sacopã.

Lá de cima é possível apreciar uma vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Jardim Botânico, além da praia de Ipanema, da Pedra da Gávea e do Morro Dois Irmãos. Seguindo um pouco mais adiante, você encontra o mirante do Morro do Urubu, que tem a mesma vista, porém mais alto um pouco e mais voltado para o Cristo. A entrada é gratuita.

Pedra do Pontal

A trilha da Pedra do Pontal é considerada uma das mais bonitas da cidade. A pedra fica no Recreio dos Bandeirantes e é uma pequena ilha que fica entre a Praia do Recreio e a Praia da Macumba. É ligada à praia por uma estreita faixa de areia que só aparece na maré baixa.

A maior parte da trilha é considerada leve e curta, conforme você vai subindo a paisagem e a vista vai se transformando em motivos para tirar fotos maravilhosas.

Lá de cima você tem um visual incrível da praia da Macumba, praia do Recreio, praia da Barra, Pedra Bonita, Floresta da Tijuca e outras ilhas além do mar infinito.

Mirante do Joá

O Mirante do Joá é um pequeno espaço com uma mureta colorida localizada na Estrada do Joá, próximo à Praia da Joatinga. É possível observar de lá o morro Dois Irmãos, a praia de São Conrado, o elevado do Joá, a Pedra da Gávea, as ilhas Tijucas além do mar.

Lá você encontra um banquinho de madeira ótimo para apreciar a vista e tirar belas fotos. Mas se quiser pegar o mirante com sol, precisa ir cedo, pois de tarde o sol já não bate mais ali.

Vista das praias do alto

Que o Rio possui uma grande variedade de praias não é novidade para ninguém, e isso, desde a Zona Sul até a Barra e o Recreio. Muitos hotéis têm coberturas com vistas maravilhosas. Mesmo que você não possa se hospedar em um deles, é possível visitá-los, e curtir esse visual.

No entanto, a escolha perfeita para quem quer apreciar todas as praias, paisagens e todos os pontos turísticos que mencionamos aqui do Rio de Janeiro de cima, é fazendo um passeio aéreo. 

E você, já conhece o Rio de Janeiro de cima de todos esses ângulos? São muitos monumentos e trilhas, praticamente impossível conhecer todos em alguns dias de passeio. A dica é escolher os da sua preferência e realizar um passeio de táxi aéreo, assim é possível conhecer cada cantinho da cidade de forma rápida e com uma vista emocionante.

Saiba mais em nossa página principal e continue acompanhando outras dicas em nosso blog e nosso Facebook e Instagram.