Roteiro no Rio: o que fazer em 3 dias na Cidade Maravilhosa

Roteiro no Rio: o que fazer em 3 dias na Cidade Maravilhosa

O Rio de Janeiro, conhecido como a Cidade Maravilhosa, é o destino predileto de turistas brasileiros e do mundo inteiro. São muitos atrativos e pontos turísticos para visitar. Opções não faltam! Mas, em uma viagem curta, de três dias, quais passeios fazer?

Você pode até pensar que, em poucos dias, não dá para aproveitar direito a cidade, mas está enganado. Dá para fazer muita coisa mesmo em pouco tempo no Rio.

Quer um roteiro completo do que fazer no Rio em 3 dias? Então acompanhe esse artigo, que nós da Ultra-planna, preparamos para deixar a sua visita na Cidade Maravilhosa muito mais proveitosa. Continue a leitura!

O que fazer na Cidade Maravilhosa em 3 dias

Três dias pode até ser pouco tempo, mas dá para aproveitar muita coisa no Rio, confira:

Dia 1

Corcovado

Não precisamos nem dizer que o Corcovado é parada obrigatória para quem visita o Rio de Janeiro. Esse costuma ser um dos primeiros destinos de quem chega. A estátua art déco de Jesus Cristo é uma das sete maravilhas do mundo moderno e Patrimônio da Humanidade. 

Com 38 metros de altura e a 709 metros acima do nível do mar, o monumento oferece uma vista privilegiada da Cidade Maravilhosa. O acesso é feito de trem, van ou carro.

A atração funciona das 8:00 às 18:00 e o valor da entrada depende do meio de transporte e do período escolhido (baixa ou alta temporada). Para aproveitar melhor a visita, verifique a previsão do tempo antes do passeio, um dia aberto rende uma boa vista e boas fotos.

Praia de Copacabana

À tarde, a dica é curtir uma das praias mais famosas do Brasil, a princesinha do Rio, a Praia de Copacabana. Você pode aproveitar para dar uma caminhada no calçadão, aos domingos e feriados uma das pistas da Avenida Atlântica fica fechada para passeio. 

Dependendo da época do ano, se você for à tarde, o ideal é chegar cedo para não perder o sol que pode ficar atrás da sombra dos prédios, após às 16h. Aproveite o sol para tomar um mate gelado com limão, bebida típica dos cariocas.

Você pode aproveitar para dar uma caminhada no calçadão.

Lapa  

A lapa é uma ótima pedida para a noite, especialmente se for noite de sexta-feira, dia de maior movimento na região. É lá onde estão os casarões históricos, bares e rodas de samba, que fazem parte da história do Rio de Janeiro. O lugar recebe visitantes do mundo todo, um verdadeiro mosaico cultural. 

Chegue cedo para conhecer a Escadaria da Lapa, que dá acesso a Santa Teresa e tirar belas fotos nos Arcos da Lapa, onde passa o Bondinho de Santa Teresa.

Entre os bares, há opções para todos os gostos. Os que se destacam são: Lapa 40 graus, Bar da Cachaça, Lapa Irish Pub, Rio Scenarium e Bar Semente. E o melhor é que dá para fazer tudo isso a pé, andando entre um bar e outro!

Dia 2

Pão de açúcar

Um dos cartões-postais do Rio de Janeiro oferece uma vista deslumbrante da Cidade Maravilhosa. O passeio contempla os dois morros, a enseada de Botafogo, a orla de Copacabana e a Baía de Guanabara. A paisagem impressiona os visitantes.

Para conhecer o Pão de Açúcar, é preciso ir até a Praia Vermelha para pegar o primeiro bonde, com destino ao morro da Urca. De lá, os visitantes pegam o segundo bonde, que os levam até o topo do morro do Pão de Açúcar, a 396 metros acima do nível do mar. 

O Bondinho do Pão de Açúcar foi o primeiro teleférico do Brasil e o terceiro do mundo, inaugurado em 1912. Além do bondinho em si, há outras opções turísticas e áreas de lazer no local. Os detalhes, horário de funcionamento e valores podem ser consultados no site oficial.

Praia Vermelha

Saindo do pão de açúcar, você encontra também a Praia Vermelha, no bairro da Urca. Com uma paisagem deslumbrante, a praia é tranquila e muito familiar. Aqui a dica é aproveitar para almoçar no restaurante do Círculo Militar, que tem vista para a praia e pratos deliciosos.

Praia de Ipanema e Pedra do Arpoador

Outra praia imperdível é a de Ipanema. Com vista para o morro Dois Irmãos e um mar incrível, além de ser uma das maiores atrações, é vizinha de outros grandes pontos, como a Praia de Copacabana e a Praia do Leblon. Ela já virou até tema de música famosa da nossa MPB!

Você pode aproveitar a tarde na praia e apreciar o pôr do sol que é um dos mais famosos do Brasil, na Pedra do Arpoador. Te garanto que a vista vai ser de tirar o fôlego!

Baixo Leblon à noite

É no Baixo Leblon que ficam alguns dos barzinhos mais descolados da cidade. É a região do bairro localizada entre a Avenida Ataulfo de Paiva, a rua Dias Ferreira e a rua Aristides Espínola.

Conhecida por ser muito badalada entre os artistas, a região se destaca por ser um importante polo gastronômico, com ótimos bares e restaurantes. Uma ótima forma de terminar a noite!

Dia 3

Parque Lage

Para os amantes de cultura, arte, história, beleza e natureza, o Parque Lage é uma visita indispensável. O local foi um engenho de açúcar na época do Brasil Colonial e depois passou a ser propriedade do empresário Henrique Lage, que construiu uma réplica perfeita de um palácio romano. Mas além da arquitetura peculiar, o lugar encanta pelo paisagismo: são 52 hectares de floresta nativa de Mata Atlântica.

De lá, tem-se uma vista privilegiada do Cristo Redentor. Mas o espaço também reúne a Escola de Artes Visuais, programas culturais e artísticos, além do Bistrô Plage, com opções para café, almoço e jantar.

A ideia é chegar no local cedinho e aproveitar um belo café da manhã com a paisagem exuberante do Parque.

Jardim botânico

Pertinho do Parque Lage, você encontra o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, um dos pontos mais visitados da cidade. Um passeio ideal para ficar perto da natureza e aprender sobre as histórias das espécies. O jardim conta com uma área de 540 mil metros quadrados e reúne mais de 3,4 mil espécies de plantas do mundo todo. 

O cartão-postal é a palmeira imperial, que pode ter altura equivalente a um prédio de 15 andares. Você já deve ter visto uma cena de alguém passeando pelas palmeiras em alguma novela do Manoel Carlos

As visitas acontecem de terça a domingo, entre 8:00 e 17:00 e nas segundas-feiras, de 12:00 às 17:00. A entrada custa R$ 15,00 para o público geral e é gratuita para menores de 5 anos. Maiores de 60 anos e estudantes pagam meia entrada. Para ter um passeio mais tranquilo, use roupas leves e tênis confortável.

Passeio de helicóptero 

Para se despedir da Cidade Maravilhosa, que tal na última tarde fazer um passeio de helicóptero e apreciar todos esses pontos turísticos lá de cima? Nós te garantimos que a vista é imperdível!

Principalmente se a sua estadia é curta, é a oportunidade ver vários pontos do Rio em um único passeio. Você pode fazer o voo no fim da tarde e ver o pôr do sol lá de cima. Imagina só que incrível! Além disso, um voo vai te render fotos maravilhosas da cidade, imagina que bela recordação.

A Ultra-Planna oferece serviço de táxi aéreo com segurança, com voos de 30 minutos a 1 hora.

Bares em Copacabana 

Copacabana não é só praia. Além dos diversos quiosques à beira mar, para tomar uma caipirinha com vista para a praia, existe também a região chamada Baixo Copa, que fica entre as ruas Bolívar e Domingos Ferreira.

O boteco Belmonte é um dos endereços mais clássicos do Rio de Janeiro quando o assunto é chope gelado e petiscos de primeira. Entre as sete unidades espalhadas pela cidade, o Belmonte Copacabana conta com um painel de cinco metros quadrados do artista Nilton Bravo, popularmente conhecido como “o Michelangelo dos botequins”. 

Mas além do Belmonte, há uma variedade de bares para você escolher onde aproveitar a última noite na Cidade Maravilhosa, como o famoso Boteco da Garrafa, Bar Olegário, Informal, entre outros. Vai ser uma despedida e tanto!

E agora que você já sabe que dá para fazer muita coisa no Rio de Janeiro em apenas 3 dias, ficou com mais vontade ainda de visitar a Cidade Maravilhosa? Com certeza essas dicas vão te ajudar no seu roteiro!

Para mais dicas como essa, continue acessando nosso blog e siga nosso Facebook e Instagram.